Comprar um imóvel é decisão importante e que requer planejamento, dedicação e economia. Afinal, é um investimento que pode custar a economia de uma vida toda, ou um compromisso por décadas. Por isso uma das principais dúvidas das pessoas que pensam em adquirir uma casa ou um apartamento é se vale a pena comprar à vista ou financiar o imóvel.
O financiamento surge como uma excelente alternativa, ou talvez a única opção para algumas pessoas poderem realizar o sonho da casa própria, principalmente para quem mora de aluguel. Afinal, o valor da parcela de um imóvel pronto para morar pode substituir o aluguel pago mensalmente. Portanto, a compra de um imóvel pronto pode ser mais vantajosa, até porque as taxas de juros estão num patamar favorável.
Já se você planejar adquirir um imóvel à vista, a recomendação de especialistas é poupar cerca de 30% do salário que recebe. Ou seja, uma pessoa que tem uma renda de R$ 10 mil, deve guardar aproximadamente R$ 3 mil como se fosse uma reserva, já fazendo uma programação para a aquisição do imóvel.
Naturalmente, existe uma alternativa intermediária. Isto é, uma saída para quem não tem o valor integral para comprar à vista, e tem receio de assumir uma parcela com alta valor, é poupar para dar uma entrada expressiva. Com isso, o valor financiado diminui demais e assim menos juros serão pagos. A vantagem é que você pode se mudar imediatamente para o imóvel, sem precisar esperar anos até ter recursos para a compra à vista.